SUPLETIVO

 

 

Olá classe! Hoje teremos uma rápida aula sobre Geografia do Brasil para falarmos sobre uma cidade específica do Nordeste do nosso país chamada Aracaju.


Só recapitulando, a nossa nação verde-amarela se constitui de cinco regiões: a Norte, a Sul, a Centro Oeste, a Sudeste e a Nordeste.


A região Nordeste tem uma peculiaridade, pois se divide em três capitanias hereditárias nomeadas como: Bahia, Ceará e Pernambuco. Aracaju está situada na divisa dos três territórios. Quem nasce em Aracaju, portanto, pode ser chamado de: baiano, cearense ou pernambucano.


O clima de Aracaju pode ser classificado como semi-árido. Sua vegetação é composta somente de palmas, cana-de-açúcar e mandioca, que é de onde todos os seus habitantes tiram o seu alimento. A água consumida é oriunda dos lençóis freáticos. As aberturas (ou rachaduras) para se chegar até o líquido precioso são feitas pelas altas temperaturas, que podem chegar até a 75ºC. Em Aracaju, como em todo o Nordeste, a água é um ítem escasso , tendo eles que esperar pela chuva que só chega por estas bandas a cada eclipse solar. É classe... contudo a natureza também ajuda a estes pobres coitados. Por isso, todos que vivem em Aracaju também têm cabeça chata, formato dado por Deus aos seres viventes desta terra para que os baldes de água sejam carregados com facilidade até suas casas desde a tenra idade.


O meio de locomoção dos que nascem e moram em Aracaju se resume aos jegues e mulas, homens e mulheres ignorantes que nascem e crescem soltos em vários cantos do Brasil e se transformam em animais por conta da maldição da burrice bestial. Eles são capturados e comercializados por coronéis e jagunços, junto a população, num povoado distante do centro comercial da cidade.

 

Os que são de Aracaju se originaram do cruzamento das espécies das três capitanias herediárias que compoem a região Nordeste (como citado no começo da explicação). A fecundação deles ocorre todos os anos em uma época específica, chamada Carnaval. Nesta época, que fica entre os meses de janeiro e dezembro, baianos, cearenses e pernambucanos se reunem em torno de negões pintados de listras brancas de desenhos tribais - e que tocam percussão em cima de um aparato tecnológico classificado como "trio-elétrico" - para fazer seus rituais de acasalamento. Em idade adulta, oeles podem escolher por três caminhos na vida: serem cantores de axé ou pagode, serem humoristas e irem pra SP ou serem dancarinos de frevo.

 

Igual aos amazonenses que são todos índios, andam pelados pelas ruas, moram em ocas e dormem em redes, os que nascem em Aracaju também têm uma forma peculiar de viver. Em pesquisas realizadas pelo Massachussets Institute of Tecnology, desde o descobrimento do Brasil até os tempos atuais, todos eles residem em casas de taipa, se vestem como cangaceiros e dormem sempre em algum canto onde possam fazer tocaia. Todas as crianças são remelentas, têm barriga d'água e sofrem de desidratação. Caso alguma criança seja vista andando pela caatinga (nome das ruas de Aracaju) com outro aspecto, vira presa fácil e acaba chegando às mesas como carne-do-sol, que tem um ótimo caimento com rapadura e farinha seca.

 

Bom classe, espero que vocês tenham aprendido nesta breve aula um pouco mais sobre Aracaju e sobre como as pessoas lá sobrevivem. Na próxima aula, vamos falar sobre a população manauara: os índios.

 




Escrito por Débora Andrade às 01h59
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 

Débora Andrade é Radialista, oriunda das terras amaldiçoadas pelo Cacique Serigy. E Povo Bunda não é só aquele que passa diante dos seus olhos. Muitas vezes ele é refletido em frente ao seu próprio espelho.



Layout by





Meu humor



Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 Provocações
 Observatorio da Imprensa
 VAST
 O meu lado Narciso
 Orkut
 Álvaro Campos
 Tatiana Hora - Flor de Hospital
 Liberdade de Imprensa
 MALVADOS \o/
 Stop Motion que eu fiz
 Last FM
 Rian Santos - Spleen Charutos
 Álvaro Müller - Botecospício
 Anderson Ribeiro - ArTorpedo
 Jesus me Chicoteia
 Márcio Couto - Relatório de Danos
 Grazielle - Conjunto de Palavras
 Fale com Deus
 Cersibon
 Joana Prata - Coluna de Cinema
 Rosa Azulis
 João Áquila - por ele mesmo
 Desenhos Legais
 Manual do Cafajeste
 Ato ou Efeito
 Tecnologias Curiosas
 Bobonha Doida
 Karine Gomes - por ela mesma
 Twitter





BlogBlogs.Com.Br